segunda-feira, 20 de abril de 2015

Teoria do Custo – Volume – Resultado (CVR)

A CVR visa compreender a evolução da rendibilidade de exploração através da análise de rendimentos, dos gastos e das relações existentes entre elas, face a alterações do nível de atividade.

Os resultados de exploração de uma empresa resultam das vendas realizadas deduzidas dos gastos variáveis e dos gastos fixos de exploração.

Pressupostos:

- Existe separação entre Gastos Fixos (independentemente do nível de atividade da empresa / quantidades produzidas) e variáveis de exploração (dependente do nível de atividade),

- Os Gastos Fixos são constantes ao longo do tempo,

- Os Gastos Variáveis são proporcionais ao nível de atividade,

- A Gama de Produção reduz-se a um só produto ou a vários produtos que variam em proporções constantes em relação ao nível de atividade,

- O Preço de Venda Unitário é estável ao longo do tempo,

- A Produção é igual ao volume de vendas, ou seja, não existem stocks de produtos acabados ou em curso.

Grau Económico de Alavanca (GEA)

É um indicador fundamental da teoria CVR.

Estabelece a relação direta entre os resultados de exploração da empresa e o seu nível de atividade expresso em termos de unidades produtivas.

Indica em que medida uma dada variação das quantidades vendidas afeta o resultado de exploração, pois determina a variação percentual ocorrida no resultado de exploração que resulta de uma variação percentual do volume de atividade.

O GEA mede o efeito económico de alavanca:

GEA = (^RE/RE) / (^Q/Q) = Mbº / REº

RE = Resultado de Exploração (Vendas – Gastos Variáveis – Gastos Fixos

Q = Quantidade Vendida

Mb = Margem Bruta (Vendas – Gastos Variáveis)

As variações no nível de atividade da empresa provocam variações mais do que proporcionais nos Resultados de Exploração.

Este efeito é causado pelos Gastos Fixos.

Uma empresa com elevado peso de Gastos Fixos tem elevado Grau de Alavanca.

Explo:

Quadro que demonstra o impacto sobre o resultado de exploração de uma empresa, resultante das variações do seu nível de atividade.

As variações no nível da atividade da empresa provocam variações mais que proporcionais nos resultados de exploração.

Este efeito é causado pelos gastos fixos.

A empresa com elevado peso de gastos fixos tem elevado grau económico de alavanca,


Neste exemplo os Resultados de Exploração aumentam/diminuem numa proporção 6 vezes superior ao aumento/diminuição da quantidade produzida.

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