segunda-feira, 20 de abril de 2015

A maximização do valor da empresa:

Incorpora o valor atual dos excedentes futuros, estando concentrada na criação de valor para os acionistas ou outros detentores do capital da empresa.

A responsabilidade social da empresa e a sua imagem (externa e interna) contribuem para a obtenção dos resultados e a maximização dos valores da empresa.

No processo, a empresa cira emprego, satisfaz clientes e fornecedores; remunera credores, paga impostos e contribui para a sociedade.

Yoshimori (1995): As empresas pertencem aos acionistas ou aos stakeholders?

Aos acionistas:       Americanos (75,6%), Franceses (22%), Japoneses (2,9%).

A crescente globalização e competição internacional (produtos e capital) obriga a uma maior eficiência da utilização dos recursos,

Aplicações financeiras: preferem economias com tratamento mais favorável, reduzindo respetivo custo de capital.

Independentemente da estrutura financeira deverá haver uma gestão eficiente dos recursos e uma boa remuneração do capital utilizado.

Só se deve investir em ativos reais quando a rentabilidade obtida é maior do que o capital utilizado.

Caso contrário, outros investidores serão atraídos para adquirir tal negócio visto o valor do mercado ser menor do que a soma obtida com a venda dos ativos ineficientes.

No caso das empresas em que o capital está concentrado (empresas familiares), a disciplina de mercado de capitais está aparentemente menos presente.

Quando os gestores detêm a maioria do capital, as empresas não podem ser adquiridas sem o seu consentimento (menor eficiência).

Num estudo de um grupo comparável (standard poors) as empresas familiares obtêm uma rentabilidade maior à das empresas de capitais dispersos, visto a participação etária na gestão ter um contributo positivo para a sua rentabilidade.

A obtenção de resultados positivos é fundamental para a sustentabilidade das empresas.

A coexistência de modelos organizativos sugere que não há um modelo superior, contudo a eficiência não deve ser medida pelos resultados de curto prazo dado que as empresas poderão estar a suportar custos em determinados períodos que poderão ser compensados pela geração de excedentes no futuro.

A maximização do valor atual é registada com base nas Demonstrações de Resultados e pelo Balanço (finanças empresariais – identificar um objetivo central para a gestão das empresas, independentemente da sua estrutura de capitais e do regime de propriedade):

Contudo o cash-flow é mais informativo do que o lucro contabilístico como medida dos resultados futuros do investimento, pois baseia-se numa ótica de despesa/receita e numa lógica de atualização.

Qual o único critério que reflete a dimensão absoluta do investimento e no qual as decisões de investimento se devem basear?

VAL – Valor Atual Liquido

No âmbito financeiro dos projetos de investimento existem fontes de curto prazo, médio prazo e longo prazo.

Financiamento de curto prazo: desconto de títulos, factoring, crédito por assinatura.

Financiamento de médio e longo prazo: leasing, suprimentos, capital de risco.

A avaliação global de um projeto de investimento abrange dois tipos de decisão: económica e de financiamento.

A decisão económica baseia-se no pressuposto que o financiamento será assegurado na íntegra por capitais próprios.

A decisão que se traduz na escolha de fontes de financiamento com menor custo real e maior valor atual para o projeto é a decisão de financiamento (escolha de fontes de financiamento com menor custo real e maior valor atual).



Sem comentários:

Enviar um comentário