segunda-feira, 20 de abril de 2015

FINANÇAS EMPRESARIAIS

1. Decisões de Investimento

Aquisição de terrenos, edifícios ou equipamentos (ativos corpóreos) ou investimentos em formação, publicidade ou tecnologia, incluindo aquisição de patentes (ativos incorpóreos).

A empresa compromete recursos na expetativa de gerar excedentes futuros (cash flows) que compensem esse investimento.

Os investimentos em ativos reais criam valor. Se o investimento não for bem-sucedido reduz o valor da empresa.

Gestor financeiro:

Fornece metodologias de análise que visam assegurar a expetativa fundada na criação de valor através da obtenção de um valor atual líquido positivo (VAL), cash-flows futuros cujo valor atualizado supera os investimentos realizados. Metodologias de análise que apoiam toda a equipa e a tomada de decisões.

Toma decisões de financiamento, optando pelo recurso a capitais próprios ou a capitais alheios.

Capital próprio – fornecido pelos investidores, acionistas, sócios, etc.

Capital alheio – exige uma remuneração contratualmente estabelecida (juro), além do reembolso do capital, independentemente do desempenho da empresa.

Nos bancos poder-se recorrer a emissão de obrigações (títulos de dívidas que podem ser subscritas por particulares e empresas e transacionadas em bolsa.

O circuito de financiamento entre aforradores e investidores (indivíduos e empresas com capacidade de realização de poupança) baseia-se em indivíduos e empresas que adquirem bens com recurso a crédito. Os bancos tomam depósitos dos aforradores e concedem empréstimos aos investidores. As taxas de juros e os spreads (diferença entre a taxa de remuneração do depósito e a taxa do empréstimo concedida), apropriados pelo banco, permitem a cobertura dos custos e rendabilidades dos bancos.

O financiamento direto das empresas por parte dos aforradores (obrigações) será mais vantajoso para ambas as partes, pois a remuneração é mais elevada para os aforradores e os custos são menores para as empresas.

O risco de aplicação financeira é maior, dado o reembolso de capital e juros depender da capacidade futura da empresa.

No caso do depósito bancário, existe uma diversificação de risco dado que o banco financia um vasto conjunto de investimentos e tem apoio estatal quando enfrentam dificuldades financeiras.

As ações têm maior risco do que as obrigações. No caso de falência das empresas, os direitos dos credores são prioritários em relação aos dos acionistas. A remuneração é efetuada sob forma de dividendos (todos os excedentes depois do cumprimento das obrigações com os credores e fisco pertencem aos acionistas) ou com a desvalorização das ações, caso a empresa seja lucrativa.

Quando a empresa ainda não dispõem de ativos capazes de construir garantia (hipoteca ou penhora) o leasing pode ser uma alternativa acessível, dado a posse jurídica dos ativos financeiros serem da sociedade de leasing.

O nível de capitais próprios tende a ser reduzido na maior parte das empresas, resultado de um menor dinamismo do mercado de capitais que torna o acesso a investidores externos mais difícil.

Exemplos de sucesso de abertura de capital em bolsa: Novabase, Martifer.

A crise financeira (a partir de 2008) gerou um pessimismo que reduziu as operações de colocação de capital em bolsa e, por consequência, a criação de obstáculos maiores para as empresas de menor dimensão.

A tentativa da euronext de lançar em Portugal um modelo menos exigente no que respeita a custos e obrigações de prestações de contas (Alternex) teve, até agora, pouco sucesso, pois o número de empresas cotadas é reduzido e as empresas de capital disperso (sem grupo de controlo) são escassas.

La Porta (1999) – O capital está efetivamente disperso quando o maior acionista não ultrapassa os 20% do capital da empresa (bcp, bpi, Pt).

As PME e as Grandes empresas normalmente são organizações familiares em que uma pessoa da família exerce posição de controlo e participação na gestão. Normalmente a facilidade destas empresas se financiarem através dos mercados de capitais é pequena.

Alternativas de financiamento:

- Reinvestimento de excedentes gerados na exploração,
- Fundos dos proprietários (reforço do capital ou suprimentos),
- Crédito bancário.

Insuficientes na fase da criação de uma nova empresa ou quando surgem oportunidades de elevado crescimento.

As empresas cotadas e de capitais dispersos têm vantagens e desvantagens:

Vantagens:

- Obrigatoriedade de auditoria das contas,
- Escolha de equipas de dirigentes com base no mérito,
- Menos problemas associados aos processos de renovação dos executivos,
- O benefício de dispersão de capitais que consiste na criação de um mecanismo de controlo sobre os gestores.

Uma gestão menos rigorosa e pouco eficiente leva a que os investidores externos pratiquem aquisições hostis pela aquisição de volume de ações para obterem o direito a controlo, aquisição que se dá normalmente por um preço maior ao anteriormente praticado.

As mais-valias resultantes da remodelação da equipa de gestão poderão compensar o esforço financeiro.

Desvantagens:

A separação entre a propriedade e a gestão das empresas de capitais dispersos pode trazer inconvenientes e custos dado que os gestores podem prosseguir objetivos divergentes dos acionistas:

- Crescimento excessivo da empresa através de investimentos de expansão ou de aquisições,

- Obtenção de benefícios à custa da empresa (veículos luxuosos, etc.)

Os gestores administram ativos por conta dos acionistas (função de agentes), dado que os gestores e os acionistas têm interesses distintos – problema de agência.

As empresas são organizações complexas, pois reúnem um vasto conjunto de atores (proprietários, gestores, empregados, fornecedores, bancos financiadores, Estado e outras entidades) – Stakeholders.

A sua identificação é importante dado que todos contribuem para o sucesso dos investidores da empresa: valorizam os produtos e os serviços atribuindo um valor superior ao seu preço, motivam os trabalhadores e geram excedentes para assegurar a sua sobrevivência e a remuneração do capital investido.

Maximizam a imagem institucional da firma e dos produtos e serviços, da qualidade de vida da empresa.




Sem comentários:

Enviar um comentário